Para todos os usuários que fazem backup do VMware ESXi na versão 6.0.x, é de vital importância saber de uma falha grave foi identificada pela VMware nessa versão, uma falha relacionada com um grande problema no CBT (Changed Block Tracking) . Aqui está o link para o artigo oficial da VMware: https://kb.vmware.com/s/article/2136854 .
Para entender melhor o problema, aqui está uma breve explicação do que acontece quando o Iperius Backup executa um backup de uma máquina virtual ESXi com o modo CBT:
- A configuração da máquina virtual é salva.
- Um instantâneo da máquina virtual é feito.
- O hospedeiro ESXi pesquisa os setores usados pelos discos da máquina virtual (para o primeiro backup) ou os diferentes setores (do backup anterior).
- A recuperação de setores de disco, retornado pela etapa anterior, é iniciado.
Conforme declarado pela VMware, na versão 6.0.x do ESXi às vezes, quando um software pesquisa os setores do disco a serem salvos, o hospedeiro responde incorretamente.
Isso significa que a terceira fase do backup gera um resultado inconsistente. Claramente, isso não é uma falha do Iperius mas do VMware, que, portanto, afeta qualquer software de backup de máquinas virtuais usando o modo incremental/diferencial (CBT).
O resultado final do backup será uma imagem de disco não coerente e, portanto, a impossibilidade de restaurar a máquina virtual corretamente.
Para superar esse problema sério, você deve obter e instalar o patch disponibilizado pela VMware: https://kb.vmware.com/s/article/2137545
Para verificar se seus backups foram afetados por essa falha, uma verificação importante é tentar uma restauração. Você pode fazer isso com o Iperius, restaurando um backup de VM para uma nova máquina de teste, para ver se a restauração funciona bem. Se sim, você pode considerar seu backup consistente e correto. Caso contrário, você precisará imediatamente fazer um novo backup a partir do zero depois de instalar o patch do VMware.
Uma análise detalhada do Changed Block Tracking (CBT):
O CBT (Changed Block Tracking) é um recurso que permite executar backups incrementais e diferenciais de máquinas virtuais VMware.
Máquinas virtuais executadas em hospedeiros ESX/ESXi podem rastrear os setores de disco que foram alterados. Essa função é chamada de CBT (Changed Block Tracking, rastreamento de bloco alterado). Em muitos sistemas de arquivos, o CBT identifica setores de disco alterados entre dois conjuntos de IDs de alteração. Em partições VMFS, o CBT também pode identificar todos os setores do disco em uso.
Quando um software faz um backup, ele pode solicitar a transmissão apenas dos blocos modificados desde o último backup ou blocos realmente usados no disco virtual. A funcionalidade da CBT é acessível por meio de aplicativos de terceiros como parte da VADP (vSphere Data Protection API). Os aplicativos chamam o VADP para solicitar que o VMkernel retorne os blocos de dados que foram alterados em um disco virtual desde o último instantâneo de backup.
Para garantir que o CBT possa identificar os setores de disco modificados desde a última ID de alteração, os seguintes requisitos são necessários:
- O hospedeiro deve ser ESX / ESXi 4.0 ou posterior.
- A máquina virtual que possui os discos a serem rastreados deve ser a versão de hardware 7 ou posterior.
- As operações de E/S devem passar pela pilha de armazenamento do ESX/ESXi. Portanto, o NFS é suportado, como o RDM no modo de compatibilidade virtual, mas não o RDM no modo de compatibilidade física. O VMFS é suportado, seja suportado pela SAN, iSCSI ou disco local.
- O CBT deve estar ativado para a máquina virtual (veja abaixo).
- O armazenamento da máquina virtual não precisa ser um disco independente (persistente ou não persistente), porque não é possível tirar um instantâneo de discos independentes.
Para que o CBT identifique os setores do disco em uso com o ID de alteração especial ‘*’, os seguintes requisitos são necessários:
- O disco virtual deve estar em um volume VMFS, SAN, iSCSI ou disco local.
- A máquina virtual deve ter zero (0) instantâneos quando o CBT está habilitado, para um início limpo.
Em alguns casos, como quando ocorre uma queda de energia ou um desligamento forçado de máquinas virtuais, o CBT pode ser redefinido como zero e perder o controle de alterações incrementais. No vSphere 4.1 e anterior, Cold Migration (mas não Storage vMotion) pôde restaurar, mas não desabilitar o CBT. Nas versões do vSphere 5.x anteriores ao vSphere 5.5 Update 2, o armazenamento do vMotion restaura o CBT.
Para verificar se um disco virtual tem o CBT ativado:
Abra o cliente vSphere e selecione uma máquina virtual. A máquina deve estar desligada.
Clique com o botão direito do mouse na máquina virtual e selecione Edit Settings> Options> Advanced / General> Configuration Parameters.
O arquivo de configuração (.vmx) da máquina virtual contém a entrada:
ctkEnabled = ‘TRUE’
Nota: defina o valor como False para desativar o CBT.
Para cada disco virtual, o arquivo .vmx contém a entrada:
scsix: x.ctkEnabled = ‘TRUE’
Um arquivo .ctk existe para cada disco virtual e disco de instantâneo.
Por exemplo:
vmname.vmdk
vmname-flat.vmdk
vmname-ctk.vmdk
vmname-000001.vmdk
vmname-000001-delta.vmdk
vmname-000001-ctk.vmdk
Nota: Após um backup bem-sucedido e consolidação completa de instantâneos, não deve haver arquivos .ctk para instantâneos deixados no armazenamento de dados. Por exemplo: vmname-000001-ctk.vmdk.
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
**********************************************************************************
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
*****************************************