Dificultando a recuperação de arquivos, mesmo excluídos ainda podem ser restaurados
Quando um arquivo é excluído, ele não é realmente apagado – continua registrado no disco rígido, mesmo depois de esvaziar a Lixeira. Permitindo com alguns recursos obter sua recuperação.
Se não for cuidadoso, isso também permitirá a outras pessoas efetuar a recuperação desses arquivos sejam ou não confidenciais, mesmo acreditando que foram sumariamente eliminados. Essa é uma preocupação particularmente importante quando estiver repassando ou mesmo descartando um computador ou disco rígido.
O que acontece quando você exclui um arquivo
Assim como o Windows, outros sistemas operacionais rastreiam onde os arquivos residentes em um disco rígido por meio de “ponteiros”. Cada arquivo e pasta do disco rígido tem um ponteiro que informa ao Windows onde os dados do arquivo começam e terminam.
Ao excluir um arquivo, o Windows remove o ponteiro e marca os setores que contêm os dados do arquivo, conforme disponíveis. Do ponto de vista do sistema de arquivos, o arquivo não está mais presente em seu disco rígido e os setores que contêm esses dados são considerados como espaço livre.
No entanto, até o sistema operacional realmente realocar novos dados sobre os setores contendo resquícios do arquivo, ele ainda é recuperável. Um programa de recuperação de arquivos pode vasculhar um disco rígido buscando esses arquivos excluídos e restaurá-los. Estando o arquivo parcialmente substituído, o programa de recuperação de arquivos poderá recuperar apenas parte dos dados.
Considere que isso não se aplica a unidades de estado sólido (SSDs) – veja abaixo o motivo.
Razões para os arquivos excluídos não serem eliminados imediatamente
Surgindo a pergunta pelo qual o computador não apenas apaga arquivos quando solicitada sua exclusão, é bem simples. Apagar o ponteiro de um arquivo e marcar seu espaço como disponível é uma operação extremamente rápida. Por outro lado, apagar um arquivo sobrescrevendo seus dados e anulando qualquer chance de recuperação leva muito mais tempo. Por exemplo ao excluir um arquivo com 10 GB será quase instantâneo. Entretanto para excluir definitivamente o conteúdo do arquivo pode levar vários minutos – contanto que esteja escrevendo pelo menos 10 gigabytes de dados no disco rígido.
Para aumentar o desempenho e economizar tempo, o Windows e outros sistemas operacionais acabam não apagando o conteúdo de um arquivo quando ele é excluído. Se pretende realmente apagar o conteúdo de um arquivo quando ele é excluído, apelar para uma ferramenta dedicada a “destruição de arquivos” costuma ser uma das maneiras mais eficientes.
Unidades de estado sólido funcionam de maneira diferente : nada disso pode ser aplicado a unidades de estado sólido (SSDs). Ao utilizar uma unidade de armazenamento SSD habilitado para TRIM (todos os SSDs modernos suportam TRIM), os arquivos excluídos são imediatamente removidos, tornando impossível qualquer processo de recuperação. Essencialmente, em células flash os dados não podem ser sobrescritos em células – o conteúdo da memória flash deve ser primeiro apagado antes da gravação de novos dados. O sistema operacional apaga imediatamente os arquivos para acelerar o desempenho de gravação no futuro – no caso dele ele não apagar os dados do arquivo imediatamente, a memória flash precisaria primeiro ser apagada antes de ser gravada no futuro. Tornando a gravação em uma unidade SSD mais lenta ao longo do tempo.
Recuperando Arquivos Deletados
Se excluiu inadvertidamente um arquivo e precisa recuperá-lo, há algumas condições que deve ter em mente:
-
O processo de recuperação deve começar o mais rápido possível: À medida que o Windows continua gravando arquivos no disco rígido, as chances de sobrescrever os arquivos excluídos aumentam gradativamente. Se quiser ter certeza do arquivo poder ser restabelecido, execute o processo de recuperação imediatamente.
-
O uso do disco rígido deve ser reduzido drasticamente: A melhor prática de recuperar um arquivo excluído de um disco rígido é desligar o computador imediatamente após o arquivo ser excluído, inserir o disco rígido em outro computador, utilizando o um sistema operacional do outro disco rígido para recuperá-lo. Se tentar recuperar um arquivo instalando um programa de recuperação de arquivos no mesmo disco rígido, o processo de instalação e o uso normal do disco rígido poderão sobrescrever o arquivo.
O Windows não inclui uma ferramenta interna que vasculha o disco rígido em busca de arquivos excluídos, mas há uma grande variedade de ferramentas de terceiros com esse recurso a exemplo do Recuva, feito pelos desenvolvedores do CCleaner, sendo uma interessante onde ele efetua uma varredura em toda a unidade selecionada, que muitas vezes pode demorar, em busca de arquivos deletados que possam ser recuperados.
Impedindo a recuperação dos arquivos excluídos definitivamente
Possuindo dados confidenciais e privados em seu computador, como documentos financeiros e outras informações sigilosas, é natural a preocupado que alguém possa tentar recuperar esses arquivos excluídos. Se estiver negociando ou descartando um computador ou disco rígido, é preciso ser cauteloso com os dados contidos nas unidades de armazenamento.
Uma maneira de dificultar a até inviabilizar a recuperação consiste em executar um utilitário capaz de limpar automaticamente o espaço livre do disco rígido – gravando outros dados no espaço livre do disco rígido, reforçando que os arquivos excluídos serão apagados definitivamente. Por exemplo a ferramenta integrada Drive Wiper do aplicativo CCleaner que possui esta funcionalidade.
Para inviabilizar a recuperação mesmo que um único arquivo, é preciso utilizar um aplicativo destinado a “destruição de arquivos”, como o Eraser para excluí-lo. Quando um arquivo é fragmentado ou apagado, ele não apenas é excluído, mas seus dados são sobrescritos por completo, impossibilitando que outras pessoas consigam efetuar sua recuperação. Entretanto, isso nem sempre pode protegê-lo – se produziu uma cópia do arquivo e excluiu o original em algum momento, outra cópia excluída do arquivo ainda pode estar oculta no disco rígido.
Considere que esse processo exige mais tempo do que excluir um arquivo normalmente, por isso é uma má ideia excluir todos os arquivos dessa maneira – isso é necessário apenas para os confidenciais.
Para impedir a recuperação de algum ou todos os seus dados, outra opção é utilizar um programa de limpeza de disco, como DBAN (Darik’s Boot e Nuke). Após gravar o DBAN num CD ou pendrive, inicialize a partir dele e apague tudo do disco rígido, incluindo o sistema operacional e todos os arquivos pessoais, sobrescrevendo-os com dados inúteis. Isso é muito útil ao descartar ou repassar um computador – ajuda a garantir que todos os dados pessoais sejam definitivamente apagados.
Enquanto algumas pessoas acreditam que os arquivos ainda possam ser recuperados após serem sobrescritos, as evidências nos mostram que uma limpeza deve ser satisfatória para impedir processos de recuperação.
Conclusão
Este artigo apresenta um breve descrição de processos envolvendo a exclusão e tentativas de recuperação, o objetivo é apresentar possibilidades na total eliminação dos arquivos e também programas que informam poderem recuperar essas informações, mesmo assim não são contemplados soluções comerciais seja para impossibilitar senão a recuperação de arquivos. É interessante salientar que ainda existem equipamentos, embora caríssimos, capazes de vasculhar mais profundamente o conteúdo das unidades de armazenamento, por isso tudo vai depender do interesse e conhecimento no processo de recuperação de arquivos, sendo ainda o único meio confiável a destruição física da unidade de armazenamento.
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
**********************************************************************************
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
*****************************************