Inadvertidamente todo mundo vai perder dados em algum momento da vida, considerando o disco rígido como unidade de armazenamento mais difundido que pode inesperadamente ficar totalmente inutilizado, um arquivo malicioso aberto ou executado inadvertidamente contendo alguma rotina maliciosa como o famigerado ransonware, responsável por sequestrar os arquivos então tornando-se reféns de criminosos.
Outras possibilidades estão no sistema operacional ou o programa em uso que pode inesperadamente corromper o arquivo ao abri-lo ou salvá-lo, citando apenas algumas possibilidades que trazem prejuízos diversos quando não existe uma rotina de execução de backups para preservar os arquivos que crescem em quantidade, tamanho e importância continuamente.
Ainda que exista uma boa quantidade de soluções disponíveis e suas diversas maneiras de serem executados, mesmo assim a proteção dos arquivos não precisa ser confusa ou difícil porém a dúvida persiste, identificar a melhor solução para cada caso, neste contexto é apresentado algumas modalidades que possam favorecer a escolha.
Os dados pessoais como motivador para a prática:
Começando do óbvio, o quê deve ser considerado para o backup ?! Desta pergunta o principal integrante do backup são naturalmente os arquivos pessoais. Afinal tanto o sistema operacional pode ser reinstalado ou até recuperado como também os programas podem ser reinseridos, através das mídias físicas ou obtendo através da internet entretanto os arquivos pessoais costumam ser inestimáveis e insubstituíveis.
O backup de documentos, vídeos fotos e fotos pessoais deve ser regularmente executado, praticamente quaisquer outros dados existentes no computador devem ser rotineiramente armazenados em backup pela sua particular e grande importância.
Até mesmo o sistema operacional e programas entre outras configurações podem ser preservados, ainda que não tenha necessariamente de produzir o backup deles, podem tornar a vida mais fácil em caso de todo o disco rígido ou outra unidade de armazenamento falhar. Principalmente ser for o tipo de pessoa que costuma interagir com os arquivos do sistema, editar o arquivo de registro e atualizar regularmente o hardware, condição onde efetuar o backup completo do sistema pode reduzir o tempo de recuperação quando algo der errado.
Perfis de backup: Conhecendo algumas opções mais comuns:
As soluções para efetuar o backup dos arquivos são diversas, começando pelas unidades externas até o envio desses arquivos para um servidor remoto na Internet. A seguir é apresentado algumas delas assim como suas vantagens e desvantagens:
-
Armazenamento em unidades externas: Para esses periféricos normalmente conectados a portas USB, o backup pode ser executado utilizando os próprios recursos de cópia do sistema operacional. O histórico de arquivos pode ser utilizado no Windows 10 e Windows 8, para o Windows 7 existe o Backup do Windows, enquanto isso no OSX temos o Time Machie e finalizando em alguma distribuições Linux com o Bacula. Ocasionalmente conecte sua unidade ao equipamento e execute o aplicativo de backup, podendo permanecer conectada, ocorrendo o backup automaticamente. <prós:> o backup não tem custo e costuma ser rápido. <contras:> opções limitadas dependendo do sistema operacional, não costuma possuir verificação dos arquivos, sensível contra choques e vibrações, pode ser facilmente furtado ou danificado.
-
Armazenamento em nuvem: Há profissionais de backup que ainda não consideram esse método como backup, ainda assim para diversas pessoas funciona como propósito semelhante. Dessa maneira os arquivos ficam armazenados e preservados remotamente ao invés de residentes localmente. Entre as disponibilidades temos Dropbox, Media Fire, OneDrive e Google Driver possuindo rotinas de sincronização automática pela sua conta online e para outros computadores. Na falência da unidade de armazenamento, os arquivos estarão tanto no armazenamento online quanto em outros computadores. <prós:> Fácil de configurar e também rápido no processamento, oferece armazenamento gratuito e sendo online protege contra perdas locais de arquivos. <contras:> O espaço oferecido pelos serviços gratuitos costuma ser bem contido resultando em alguns poucos gigabytes, limitando visivelmente o total de arquivos protegidos. Não permite muitas configurações e grandes espaços de armazenamento disponíveis apenas em planos pagos, pode significar uma maneira mais simples ou mais complicada em comparação a um programa dedicado de backup.
Destinos do backup: apenas um lugar não é suficiente:
Diante do apresentando a próxima pergunta será qual deles utilizar. O recomendado é implementar ambos os casos, um replicado localmente e outro sincronizado remotamente, ou seja tanto o interno quanto o externo.
O termo localmente significa de maneira simplificada neste contexto executar o backup em outro computador, unidade externa usb, de rede (NAS), fita magnética, mídias CD/DVD/BluRay entre algumas. Dessa maneira, ao efetuar o backup nestes lugares serão considerados como backup local
Entre as vantagens do backup local estão sua velocidade de transferência, dependendo do dispositivo de armazenamento. A velocidade para recuperação das informações também é outro benefício do backup localmente, sendo ideal para os arquivos que precisem estar o mais próximo possível da versão em utilização. Ainda que tenham essas facilidades, retomando o já apresentado sobre não ser o único caminho para a segurança dos arquivos, afinal possui uma considerável vulnerabilidade em casos de falha do dispositivo, acidentes diversos como sobrecarga elétrica e até o furto do aparelho uma vez que de dimensões compactas facilita sua subtração.
O termo remoto significa de maneira simplificada neste contexto sincronizar ou manter em cópia os arquivos fora dos domínios onde eles estão. Dessa maneira ao adotar um serviço de armazenamento em nuvem como OneDrive, Iperius Storage, Google Drive, Media Fire ou Dropbox entre alguns, poderá ser considerado como como backup remoto.
De certa maneira é possível adotar uma característica similar às fitas magnéticas, transportando a unidade de armazenamento, ao invés apenas das fitas, para outros lugares afastados da origem dos dados como outros prédios, preservando em cofres localizados em prédios que tenham esse propósito de proteção. Ainda que mais trabalhoso e, possivelmente lento para recuperação, pode economizar uma boa quantia em assinaturas de serviços especializados para armazenamento em nuvem ao mesmo tempo que a quantidade de espaço disponível pode aumentar com mais facilidade.
Considerando as diversas maneiras de adotar essas práticas, reside em você identificar e elaborar a melhor estratégia ao adotar no mínimo duas rotinas para essas atividades e certificando-se através de laboratórios, ter escolhido a melhor opção não somente para proteção como também recuperação dessas informações. Ainda que o conteúdo aborde justamente apenas duas oportunidades, localmente e remotamente, é considerado as habituais duas condições para recuperação sendo a primeira delas manter em sincronia os arquivos mais recentes e que precisem estar o mais próximo da versão atual, na outra ponta para os arquivos sem grandes modificações porém de grande importância pelo seu conteúdo e consequências em caso de perda.
Depois das definições: Evoluindo nas tarefas de backup
Para quem nunca pensou nessa atividade ou está finalmente pesquisando sobre o tema, o assunto pode parecer complicado principalmente ao considerar usuários comuns que não tem muita familiaridade com rotinas assim, com isto em mente e o evoluir das aplicações tem-se hoje uma grande variedade de programas que permitem automatizar praticamente todas as rotinas necessárias para desenvolver uma boa estratégia de backup, disponíveis tanto para Windows quanto Linux e OSX porém a próxima abordagem segue apresentando uma solução dedicada ao ambiente Windows mas considere que, num ambiente multiconectado onde o sistema operacional é apenas uma camada de interação simplificadamente falando, uma vez que pastas e arquivos podem ser manipulados entre os diversos sistemas então podem potencialmente ser preservados usando uma solução disponível para um único sistema operacional.
Iniciando pelo usuário comum que possivelmente terá muitas contas gratuitas em discos virtuais, isso para superar a limitação de espaço disponível nestes serviços em conjunto com as cópias de segurança locais para manter o mesmo critério apresentado, os modelos profissionais que mesmo em versões pagas poderão ter dois a mais serviços de armazenamento remoto, uma solução consolidada que permita preservar de diversas maneiras e com recursos de proteção que evitem a corrupção das informações em caso de ataques internos como os causados pelo ransonware é altamente recomendável tanto para manter quanto recuperar as informações escolhidas para o backup.
Importância da escolha: Apresentando a excelente solução Iperius Backup
O Iperius Backup surgiu com diversos propósitos começando pela facilidade de aprendizado, otimizado para não exigir demasiadamente recursos do computador, invejavelmente poliglota estando disponível em diversos idiomas, confiável na execução e gerenciamento tanto de backups quanto recuperação de desastres.
Seus méritos começam no tamanho do instalador significativamente reduzido, a grande variedade de modelos de backup considerando a partir de arquivos comuns e pastas, avançando para bases de dados de praticamente qualquer tamanho, diversos locais de origem e destino dos serviços de armazenamento local ou remoto mais conhecidos, proteção adicional por criptografia e contra ransonware, comparando a origem e destino em busca de inconsistências, não apenas isso mas finalizando com avisos personalizáveis através de e-mail
Aproveite o fim deste conteúdo e conheça todas as competências do Iperius Backup <clicando aqui>, começando pela versão gratuita para uso pessoal ou profissional e continuando para as versões mais robustas e com mais recursos, podendo ser atualizadas sem precisar reinstalar ou modificar a versão em utilização.
Conclusão:
Ainda uma grande preocupação negligenciada por diversas pessoas e empresas, a prática de backup continua necessitando de constante divulgação para alertar aos usuários dos prejuízos oriundos de diversas causas para inutilização das informações, numa diversidade que impossibilita de citar os mais comuns pela numerosa quantidade facilmente identificada.
Por esta razão é importante além de conhecer seu significado e importância, adotar uma estratégia em conjunto com uma solução competente de backup reforça imensamente a camada de proteção contra perda e inutilização de dados, não esquecendo de regularmente aplicar restaurações por amostragem para garantir ainda mais a confiabilidade dos arquivos.
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
**********************************************************************************
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
*****************************************