Devido à ameaça de corrupção ou perda de dados através de erro humano ou por meios maliciosos, bem como falhas de hardware ou até mesmo desastres naturais, tais como incêndio ou situações relacionadas com o tempo, é imperativo que os profissionais de T.I assegurem a segurança de seus dados salvando e fazendo backup de suas informações vitais em vários locais usando mais de um método.
Todo negócio tem sido ou tem o potencial de ser afetado pela perda de dados se isso ocorrer como resultado de um erro humano, como abrir anexos de e-mail infectados com vírus ou ransomware, bem como ver todos os dados salvos localmente destruídos no caso de falhas de hardware ou situações ambientais que incluem tsunamis, terremotos ou incêndios florestais (todos os quais causaram danos generalizados em todo o mundo nos últimos anos). Tudo isso irá devastar qualquer empresa que não crie backups de seus dados comerciais vitais em um local remoto, longe de quaisquer problemas locais que possam causar perda ou corrupção de dados.
Criando um backup remoto:
A grande maioria dos dados de negócios é armazenada em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional como o Microsoft SQL Server ou o MySQL de código aberto e ambos oferecem uma série de opções para fazer backup de bancos de dados SQL tanto localmente como em locais remotos usando sistemas internos e opções de terceiros.
O SQL Server que recentemente foi atualizado para uma nova versão 2016, permite que um backup SQL remoto seja criado usando o SQL Server Management Studio, enquanto Transact-SQL e Powershell também podem ser usados para este processo de backup também.
Há várias maneiras de garantir que o backup do SQL Server seja concluído corretamente e da maneira que você deseja usando essas ferramentas e a Microsoft forneceu uma análise detalhada de cada um desses métodos aqui.
Com o MySQL sendo um software de código aberto há muito mais variedades para fazer backup de locais remotos com opções disponíveis, como o script de shell AutoMySQLBackup que permite criar um backup SQL através do comando mysqldump, consultas criadas usando PHP e via SSH entre um número de opções disponíveis.
Todas as opções acima estão disponíveis com add-ons ou dentro do próprio software de banco de dados, mas também há opções de terceiros, como o software de backup Iperius, que permite criar backups locais e remotos do MySQL e do SQL Server de forma simples e direta, permitindo que os arquivos de backup sejam salvos em uma ampla variedade de locais remotos. Os detalhes sobre ambos os recursos podem ser lidos abaixo:
SQL Server backup – MySQL backup
Além destas opções há também a opção de criar backups remotos em um local remoto também usando o inovador Iperius Web Console.
Restaurando um backup remoto:
Tal como acontece com a criação de um backup SQL remoto (SQL Server ou MySQL), existem várias maneiras de restaurar bancos de dados SQL de onde eles foram remotamente salvos.
No que diz respeito a um backup do SQL Server, existem três maneiras gerais de fazer isso com os dois métodos mais utilizados manualmente sendo a restauração do banco de dados de sua localização remota e também salvar copiando o arquivo .bak para sua máquina local para concluir o processo de restauração . A primeira dessas duas opções é mais cheia de perigo, pois pode demorar mais tempo para ser concluído e o link é, em geral, não tão estável que pode causar problemas de conexão, corrompendo assim os dados, enquanto os usuários também devem garantir que no seu SQL a conta do servidor tenhaas permissões corretas para permitir esse processo.
O segundo dos dois processos manuais é o método mais seguro e rápido de garantir que seu banco de dados é restaurado, mas também há uma terceira opção automatizada disponível também. Os usuários são capazes de criar um SSIS (SQL Server Integration Services) pacote para criar este processo e há um excelente artigo disponível sobre como criar este pacote que pode ser lido aqui.
Para bancos de dados MySQL, mais uma vez o comando mysqldump é dominante, pois isso pode ser usado de duas maneiras para restaurar um backup SQL no caso de perda de dados. Usando o comando [mysql -u root -p [senha_administrador] [nome_do_banco_de_dados] <dumpfilename.sql] restaurará o banco de dados completo, enquanto há também um modo mais rápido de restaurar dados, embora ele tornará as informações de backup remoto como somente leitura. Os usuários podem visualizar o tutorial sobre como implementar esses dois processos aqui. Claro, o Iperius também oferece uma maneira ainda mais fácil de restaurar os bancos de dados MySQL que foram efetuados e detalhes sobre como fazer isso pode ser lido aqui.
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
**********************************************************************************
PLEASE NOTE: if you need technical support or have any sales or technical question, don't use comments. Instead open a TICKET here: https://www.iperiusbackup.com/contact.aspx
*****************************************